Virtuosa vocalista, guitarrista, baixista e percussionista, Yusa tem em seu DNA musical a trova cubana, a rumba, bolero e o fílin. Com um original approach, aproxima estas ramificações à toda potência do funk, afro-jazz, rock, soul e ritmos brasileiros, amalgama de estilos que faz das suas apresentações uma experiência que impacta e ao mesmo tempo gera uma especial comunicação com o público, a ponto dos feedbacks sugerirem improvisações ao vivo.
Formada em guitarra clássica, instrumento que toca desde os seis anos, Yusa é a primeira mulher em Cuba com formação completa em Tresera, instrumento com três pares de cordas típico da música cubana rural. A artista, que debutou na década de 90 pelo selo discográfico britânico, Tumi Musice, vem acumulando importantes prêmios, como por três vezes o Grán Cuba Disco, maior reconhecimento de um músico na sua ilha, além de indicações como a de melhor guitarrista alternativa, pelo lnternational Award Bath no Reino Unido. Em 2004 Yusa, ao lado de Lila Downs e Susana Baca, fez parte da turnê “Latin American Voices” que recorreu onze cidades inglesas.
Desde 2005, a artista toca com sua banda anualmente em renomadas casas de jazz do Japão como na versão nipônica da Blue Note. Com uma bela e longa história de amor com o Brasil, Yusa colaborou com importantes nomes. O projeto musical Trio Planetário, em parceria com Lenine e o saudoso percussionista argentino Ramiro Mussoto, foi premiado na categoria Melhor álbum de musica brasileira contemporânea e melhor canção no Grammy Latino. Yusa que também já se apresentou na Virada Cultural de São Paulo, entre outros importantes eventos guarda com carinho na memoria o encerramento dos Jogos Pan Americanos no Maracanã em 2007, quando tocou com Jorge Drexler, Lenine, Paulinho Moska e Ramiro Musotto.